Você sabe como superar a timidez?

Como superar a timidez? Você acha difícil interagir com as pessoas? Você não consegue expressar sua opinião ou seus sentimentos? Você se importa muito com o que os outros pensam de você? Você nunca está no centro das atenções em reuniões sociais?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, o convidamos a conhecer alguns segredos para superar a timidez e aumentar sua autoconfiança e, assim, conviver melhor com as pessoas ao seu redor.

A maioria das pessoas tímidas (65%) acredita que são resultado de circunstâncias externas, como o controle excessivo de suas famílias. Eles o trataram de forma autoritária ou superprotetora, ou você já sofreu bullying na infância. Não confunda timidez com introversão, pois o último conceito se refere a uma base biológica da personalidade, enquanto a timidez em si costuma ser um problema no relacionamento com os outros. 23% atribuem sua timidez a causas internas, como a baixa autoimagem. Felizmente, 86% das pessoas tímidas estão otimistas para melhorar seu problema se propuserem.

A timidez, assim como qualquer outro problema, precisa de orientação e acompanhamento profissional, mas nos casos leves, há dicas que podem ajudar a superá-la.

Tente não ser tão duro consigo mesmo

timidez-timida-falar-publico-frases-01
Não se esforce tanto quando estiver cercado de pessoas e acredite que suas contribuições não vão como você gostaria. Não se preocupe. A maioria dos julgamentos não é baseada em fatos, mas em pensamentos negativos, você aprendeu sobre o que deveria ser um comportamento social ideal. A perfeição não existe.

Responda a situações sociais com autenticidade

Não seja reativo a eles. Não tente estabelecer uma atitude ou comportamento que você não esteja sentindo. Ria se achar engraçado algo, não por causa de concessões. Fale se quiser falar, não porque a situação o exija.

Aprenda e não tenha medo de dar passos em direção a novos comportamentos em situações sociais

A realidade deve ser concebida de uma certa maneira, como um teste. Experiência, não há nada mais emocionante do que experimentar, mesmo “mal”. Na verdade, são lições para você e experiências únicas que lhe trazem: você está plantando sementes que mais cedo ou mais tarde vão dar frutos.

Você pode praticar novos comportamentos sociais com pessoas de confiança

timidez-timida-falar-publico-frases-03
Você pode praticar com seus parentes enquanto se adapta à conversa. Mantém contato visual, desenvolve a linguagem corporal, expressa suas idéias e emoções … Aos poucos você vai se sentindo mais confortável, e irá expandir seu alcance.

Se você tem evitado fazer algo, pode escrever o que vai dizer

Você gosta de escrever? Você pode testar a interação escrevendo-a em um caderno ou em frente ao espelho até se sentir confortável. Sem obsessão: lembre-se que os fracassos devem ser entendidos como sucessos, pois você relatou um aprendizado que o ajudará no futuro.

Deixe-se envolver em reuniões de grupo

É uma boa ideia estar em grupos e ambientes frequentes em que o interesse deles corresponda ao seu e tente conversar com novas pessoas. Você pode se envolver em conversas nas quais pode contribuir muito, e talvez a partir daí seja mais fácil passar o nível pessoal com seus parceiros.

Não se preocupe com a aceitação social

timidez-timida-falar-publico-frases-03
Pratique sua assertividade e não tenha medo de ser mais espontâneo. Na verdade, ser espontâneo é algo muito positivo e, se você for espontâneo, pode ter certeza que os outros vão apreciar isso. Diga o que você pensa com honestidade e assertividade, e é provável que as pessoas o aceitem e se mostrem receptivas às suas opiniões.

Adquira o hábito de falar na frente de mais pessoas

Comece a fazer você enxergar em situações em que pode se sentir mais confortável. Embora você não perceba, este será um bom treinamento para você e seu cérebro assimilará que falar na frente de outras pessoas não apresenta nenhum risco; Não há nada a temer.

Se você se sentir nervoso e tímido, você pode se lembrar disso

Se você alguma vez intoxica os nervos, lembre-se de que existem grandes pessoas na história que superaram a timidez. Embora cara, a timidez não será um obstáculo para atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

Evite críticas constantes ou perfeccionismo

timidez-timida-falar-publico-frases-03
Muito do constante autoexame a que as pessoas tímidas são submetidas se baseia em suas expectativas, que são muito altas. Eles acreditam que suas opiniões devem ser as mais interessantes e os comentários devem ser aceitos por todos. Dessa forma, eles estão criando reivindicações que são impossíveis de alcançar. E você não pode seguir em frente se não se permitir cometer erros. Erros são essenciais para o aprendizado. O perfeccionismo contém muitas críticas e um alto nível de exigência, o que impede o desenvolvimento psicológico da pessoa. É, portanto, necessário ser mais tolerante consigo mesmo e se tratar bem.

Inscreva-se em qualquer atividade que o ajude a superar sua timidez

Procure uma atividade criativa que você goste de aprender como pintura, teatro, dança… Além de aprender algo que o atraia, conheça novas pessoas com interesses semelhantes. Essas atividades o ajudarão a se sentir integrado em um grupo e a controlar sua linguagem corporal e emoções. Se você optar pelo teatro, por exemplo, não é necessário que de repente seja o protagonista da peça. Você pode começar a ajudar nos bastidores com fantasias ou tocar algumas falas. Gradualmente, você aumentará sua autoconfiança.

Espero que essas dicas ajudem você a descobrir como parar de ser tímido. Não deixe que a timidez limite o seu potencial ou condicione as suas relações sociais.

Escrito por Ivana Kiki

Bacharel em Filologia. Sempre olha as coisas de um lado mais brilhante e pensa que tudo vem da cabeça. Ela acredita que o mais importante é cumprir o tempo com as pessoas e atividades que amamos. Ela não consegue imaginar um dia sem risos, xícara de chá / café e boa música.